sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Conta corrente de cheques pré - datados

Trata-se de um apoio financeiro de curto prazo através do qual a Empresa pode movimentar, até um determinado limite de crédito correspondente a uma percentagem sobre o montante dos cheques pré-datados à guarda do Banco em cada momento, no âmbito do serviço de gestão e cobrança de cheques.
A abertura de uma Conta Corrente com Gestão e Cobrança de Cheques, poderá ser a solução indicada para Empresas com necessidades pontuais de tesouraria em que parte dos seus recebimentos é efetuada através de cheques pré-datados. Para continuar a ler clicar aqui.

4 comentários:

  1. São operações de crédito associadas a contas correntes caucionadas, pelas quais as estas colocam á disposição do cliente um plafond para desconto total ou parcial do valor dos cheques pré-datados em carteira, com um custo semelhantes às operações de contas correntes. As Instituições financeiras fazem ainda a gestão da carteira de cheques depositando na data de vencimento os respectivos cheques.
    Na minha opinião é uma boa solução para empresas ou ENI que façam partes das suas cobranças com recurso a este expediente.
    A taxa de juro deste tipo de operações, é preestabelecida, depende da avaliação do risco que a entidade financiadora fizer ao seu cliente, consta do contrato a celebrar com esta última, sendo os juros liquidados de acordo com o volume de crédito utilizado. Esta forma de financiamento possui a vantagem de permitir a utilização do crédito em função das necessidades da tesouraria da empresa.
    Vanessa Silva nº3803 2ºf23

    ResponderEliminar
  2. O cheque pré-datado é muito prático em termos operacionais para a empresa e o consumidor. Nas tradicionais formas de financiamento, é necessário elaborar contrato, exigir nota promissória ou prever saque de letra de câmbio em contrato, fichas de compensação para pagamento, etc. O cheque pré-datado elimina todo esse processo. A empresa deve verificar a honestidade do emitente, consultando apontamentos cadastrais, e certificando-se que o comprador é o emitente do cheque. Deve-se verificar o cartão de identificação do banco, documento de identidade e, em caso de dúvida, outras formas de verificação. Tudo tem que ser feito com muito cuidado, mostrando ao comprador que é uma medida para sua própria proteção. Afinal, ele também pode ser uma vítima de roubo ou extravio de cheques.
    Na minha opinião é um apoio financeiro de curto prazo através do qual a Empresa pode movimentar, até um determinado limite de crédito correspondente a uma percentagem sobre o montante dos cheques pré-datados.
    O cheque continua a ser um meio de pagamento bastante utilizado em Portugal, embora cada vez mais distante da realidade dos meios de pagamento eletrónicos.
    Márcio Silva nº3819 2.ºG23

    ResponderEliminar
  3. Trata-se de um auxílio financeiro correspondente a uma operação de crédito, associada a contas correntes caucionadas, onde se coloca um determinado “plafond” (calculado em valor da carteira de cheques), à disposição das Empresas que recebem pagamentos de Clientes com cheques pós-datados. Esta forma de financiamento permite às Empresas colmatarem as suas necessidades pontuais de tesouraria sem ficarem sujeitas a um plano pré-definido de amortização. A sua gestão é feita através de depósitos na data de vencimento dos respectivos cheques, por crédito na conta associada. Este serviço transforma a Gestão de Cheques num processo simples, seguro e cómodo. A taxa de juro deste tipo de operações, é previamente estabelecida, constando do contrato celebrado com o Cliente e depende da avaliação do risco de crédito que for efectuada. Este tipo de crédito não é financiado logo no inicio do ciclo produtivo, mas sim so no momento da venda. Os juros são calculados diariamente (base de 360 dias) e liquidados postecipadamente na conta do Cliente de acordo com o volume de crédito utilizado. Os saldos utilizados vencem juros à taxa anual que corresponde à soma do Indexante (Euribor) acrescida do Spread.

    ResponderEliminar
  4. Trata- se de um crédito a curto prazo em que as empresas com necessidade de fundos de tesouraria antes de receberem o montante das vendas entregam os cheques relativos às mesmas ao qual o banco adianta uma parte dos montante total dos cheques, normalmente 80%.
    Em relação ao risco este tipo de crédito é baixo para ambas as partes (devedor e credor) pois para o devedor quando receber o montante referente ao cheques entregues consegue liquidar a divida e para o banco é igualmente baixo pois mesmo que algum cheque não tenha cobertura como não concedeu crédito ao montante total consegue tirar partido da percentagem não concedia e ainda as comissões elevadas referentes a este tipo de crédito.
    Referente à mobilização dos fundos, estes são creditados na conta corrente de cheque pré-datados e a sua amortização é feita por débito da mesma.
    Normalmente, o prazo dos contratos tem uma validade de 180 dias, renováveis por períodos de 90 dias e os juros são postecipados, calculados diariamente sobre os saldos utilizados e debitados, mensal, trimestral e semestral.
    Por fim, as garantias associadas a este crédito são estabelecidas na altura da análise de risco de crédito.

    ResponderEliminar