domingo, 19 de outubro de 2014

Os elementos definidores


O crédito bancário é um produto financeiro que ao satisfazer necessidades, contribui para o crescimento da Economia. As instituições bancárias ao concederem estão a viabilizar transações comerciais e a dinamizar a economia. Conhecer os elementos definidores de crédito é o primeiro passo para entender a importância do crédito. Para continuar a ler clicar aqui.


13 comentários:

  1. O crédito é fundamental na economia sendo que a dinamiza.
    A concessão de crédito tem uma responsabilidade acrescida, daí ser muito importante confiar na pessoa que o solicita e estudarmos os seus comportamentos como consumidor, crédito significa confiança.
    Os elementos definidores de crédito não são independentes, são função uns dos outros porque Conhecida a finalidade do crédito, o montante necessário, o prazo de pagamento adequado e o preço do crédito, o banco pode definir um plano de reembolso para o crédito em causa, confrontando tal plano com a capacidade de reembolso do cliente, poder-se-á avaliar o risco do crédito. Como já referi existem 6 elementos na qual o Banco deve ter em conta: Finalidade, prazo, preço, montante, risco e garantias.

    Helena Costa
    2F23

    ResponderEliminar
  2. O crédito tem como base a confiança, sendo que é graças a este que existe maior movimento de capitais na economia, o que o torna essencial. Mas para haver crédito é necessário a avaliação e a consideração de certos aspetos, os elementos definidores, que são seis: a finalidade, o montante, o prazo, o preço, o risco e as garantias. A finalidade consiste no que é adquirido com o montante cedido através do crédito; o montante é precisamente o preço do que vai ser adquirido; o prazo é o período de tempo pelo qual se decorre a operação; o preço é o que o cliente vai pagar pelo crédito, ou seja, é o preço estabelecido pela instituição financeira que o cede, este contém vários aspetos para ser possível a sua formação como por exemplo os custos operacionais; o risco é o possível prejuízo que a instituição poderá ter devido a perdas de valores durante a operação e as garantias é o que ‘’salvaguarda’’ a instituição de crédito, com o objetivo de compensar quaisquer riscos da operação. Com isto podemos verificar que o crédito é uma operação de muita exigência devido ao tamanho da sua importância.
    Sara Sousa, 3799 - 2F23

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Crédito significa confiança.Crédito Bancário é uma operação comercial que tem como objetivo a realização de lucro. Este faz com que haja um aumento na economia. Existem seis elementos definidores. A finalidade é o que vai ser adquirido com o montante que é disponibilizado pelo banco. O montante está relacionado com a finalidade, pois este, deve ser o suficiente para o cliente adquiri o bem de que necessita. O prazo está relacionado com a vida útil do bem, ou seja, o prazo do crédito não deve de ser superior à vida útil do bem.O preço é uma operação em que tem como principal objetivo a realização de lucro, cujas componentes são os juros e as comissões. O risco é o prejuízo que a operação pode ter. Este só terá lugar se os termos acordados não forem cumpridos. No risco temos o risco geral,o risco pessoal, o risco profissional e o risco da operação. As garantias do crédito são a própria finalidade, da qual deverão ser libertados fundos. Temos as garantias reais e pessoais. As garantias pessoais temos o aval, fiança e nas garantias reais são a hipoteca, penhor e consignação de rendimentos.

    Ana Rita 2F23

    ResponderEliminar
  5. É certo que o crédito é essencial para dinamizar a nossa economia, pois com o financiamento que as instituições de crédito cedem aos clientes, esses mesmos clientes vão gastar esse dinheiro, o que vai ajudar a dinamizar a nossa economia. Há 6 elementos definidores que ajudam os bancos a decidir se um crédito é viável ou não, são eles a finalidade, o montante, o preço, o risco, o prazo e as garantias. Estes 6 elementos estão todos ligados entre si e são muito importantes porque sem eles as instituições de crédito não podiam avaliar o risco de conceder o crédito a um determinado cliente. É certo que o banco quer obter receitas e financiando crédito é uma delas, mas para isso é preciso analisar todo o histórico do cliente.


    Leonardo Pinto 2F23

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Conceder crédito é fornecer recursos no presente, com contrapartida de um compromisso de reembolso no futuro. Existem elementos importantes para a sua análise e concessão, tais como o montante (relacionado com a Finalidade, visto que deve ser suficiente para a aquisição do bem), a Finalidade (diferentes finalidades, originam diferentes prazos, preços e risco), o Prazo (relacionado com a vida útil do produto para não gerar incapacidade de reembolso), o Risco (prejuízo potencial de uma operação, tendo lugar se os termos do acordo não forem cumpridos. O banco deve analisar a situação do proponente com vista a averiguar a sua capacidade em honrar compromissos), o preço (soma do custo de funding, os custos operacionais, o prémio de risco e a margem de lucro) e por fim, as garantias (com vista a confortar a operação). A suportar todos estes elementos, há também um elemento muito importante na concessão do crédito, que é a confiança.

    Alexandre Teixeira 2G23

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Crédito é sinónimo de confiança. Para existir crédito é necessário ter em conta 6 elementos definidores que são: o montante, o prazo, a finalidade, o risco, o preço e as garantias. Estes elementos definidores têm de estar de acordo uns com os outros, como por exemplo: um cliente que pretenda adquirir um bem, um portátil, não faz sentido pedir um crédito de dez mil euros, pois nesta situação, a finalidade não esta de acordo com o montante; ou então um cliente que pretenda um empréstimo para adquirir um automóvel, não faz sentido que o prazo deste empréstimo seja superior a 5 anos, pois a vida útil do bem (finalidade) tem de estar relacionada com o prazo.
    Para o Banco a concessão de crédito tem como objetivo a obtenção de lucro e não de prejuízo (risco).

    Sara Quelhas, G23; 3823

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Crédito é o direito a receber, no futuro, em determinado valor (bem, serviço ou dinheiro).
    O crédito bancário tem como objetivo obter lucros para o banco, sendo que este, ao ser concedido, teve de passar por um processo de avaliação. Esta avaliação é feita com os seis elementos definidores do crédito: a finalidade, o montante, o prazo, o preço, o risco e as garantias. Estes elementos estão ligados entre si como, a finalidade ao montante pois o credor (banco) tem de saber quanto e para quê que vai ser o montante pedido aplicado. O prazo com o preço, em que, o prazo está relacionado com a vida útil do bem e o preço tem como objetivo dar lucro ao banco, através de duas componentes os juros e as comissões. Por fim, o risco com as garantias, cujo, risco é o prejuízo potencial caso os termos do acordo não forem cumpridos e para combater este risco, o devedor (cliente) terá de dar alguma garantia à instituição financeira, em que deverá ser a própria finalidade do crédito.
    Para além deste seis elementos importantes, no crédito existe um principal, a confiança.

    Joana Pinto 2F23 Nº 3792

    ResponderEliminar
  12. O crédito é o direito que uma identidade tem de receber de um terceiro, que tem por base a confiança, ou seja, o credor tem o direito a receber e o devedor a obrigação de pagar, entre o direito e a obrigação encontramos a confiança. Existe uma relação estabelecida pela entrega de dinheiro normalmente em prestações.
    O crédito bancário é uma operação comercial que tem como objetivo a realização de lucro, onde o credor (direito a receber) é o banco é o devedor (obrigação de pagar) pela utilização do dinheiro.
    Existem seis elementos interligados (finalidade, montante, prazo, risco, preço e garantias) para que os bancos possam negociar em melhores condições com os seus clientes. A finalidade é utilizada com o montante adquirido, sendo que o montante deve ser suficiente para adquirir o bem, o prazo está relacionado com a vida útil do bem, o preço tem o objetivo de criar lucro, o risco é do incumprimento do devedor e por último as garantias deverá ter fundos ao longo do tempo.

    Mariana Teles, n3795 2F23

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mariana para a próxima semana tem de comentar entrando com email pessoal.

      Eliminar