Ainda que o rendimento seja baixo, a inflação a níveis historicamente baixos faz com que a maior parte dos depósitos a prazo tenha um rendimento real positivo. Talvez seja de utilidade saber porque é que os Bancos estão a remunerar com taxas mais baixas os Depósitos a Prazo... Pode clicar aqui.
Hoje em dia investir num depósito a prazo já não é tão vantajoso como há uns anos atrás. As taxas de juro oferecidas pelos Bancos desceram consideravelmente devido a dois aspectos. Um deles foi o facto de já não ser necessário continuar com o processo de desalavancagem. Os Bancos já conseguiram diminuir a relação entre os créditos concedidos e os depósitos dos clientes. Assim, os Bancos já não têm a necessidade de aumentar o número de depósitos a prazos pois não é preciso um financiamento tão grande por parte dos seus clientes. Este aspecto levou a outro também importante: os bancos, neste momento, conseguem financiar-se com taxas mais interessantes junto dos bancos centrais do que propriamente junto dos seus clientes. É preferível pedir empréstimos a outros Bancos do que influenciar os clientes a fazerem depósitos a prazos. Os empréstimos concedidos pelos Bancos Centrais estão com taxas de juro mais baixas do que os depósitos a prazo. Por exemplo, um Banco para se financiar junto dos seus clientes, com depósitos a prazo, têm de pagar uma taxa de 1,5%, enquanto no caso de financiamento externo têm de pagar uma taxa mais baixa. Estes factores levaram, deste modo, a que a Banca pague menos pelos depósitos a prazo.
ResponderEliminarÉ normal esta descida das taxas pagas nos depósitos, e na minha opinião esta descida irá continuar. Os bancos passaram pelo processo de desalavancagem, agora já
ResponderEliminarnão é necessário a captação de recursos por parte dos bancos, as taxas descem para que o crédito tenha também taxas mais baixas sendo este o principal negócio
da area da banca. Ainda existem taxas atrativas, mas não nos maiores bancos onde as taxas são muitas das vezes inferiores a 1%, isto também é um incentivo ao
investimento e à circulação de dinheiro que na fase em que a europa e o nosso pais em particular atravessam, é essencial que aconteçam estes dois fatores.
Renato Monteiro G23
Nos dias de hoje as taxas oferecidas pelas bancos em captação de recursos não são as mais atractivas. Este processo de redução das taxas deve-se ao facto de os bancos terem atravessado uma fase de desalavancagem, onde o objectivo principal era diminuir os créditos e aumentar os depósitos. Neste momento, os bancos encontram-se numa situaçao completamente oposta, ou seja, o que precisam neste momento é de aumentar os créditos e diminuir os depósitos, por isso existe uma redução nas taxas dos depósitos a prazo, com isto o banco pretende incentivar os clientes ao consumo e por sua vez impulsionar a economia do país.
ResponderEliminarCarlos Matos G23
O processo de desalavancagem que os bancos têm vindo a cumprir por parte do BCE tornou mais baixa a dependência dos depósitos, isto é, a relação entre os créditos e os depósitos tem vindo a diminuir ao longo dos anos o que significa que os bancos já não estão tão dependentes dos depósitos para conceder crédito e podem neste momentos baixar as taxas de juro para incentivar o investimento e desincentivar a poupança. Por outro lado, os bancos neste momentos conseguem financiamentos mais baixos através do BCE ou através do mercado monetário interbancário o que faz com que o financiamento através dos seus depositantes seja mais evitado mas oferecendo outro tipo de produtos ao depositantes para os manter fidelizados.
ResponderEliminarNa minha opiniao os depositos a prazo tem baixado devido á alteraçao da Euribor. Quando o FMI chegou a Portugal, uma das medidas que tomou junto do Banco de Portugal foi estabelecer um "teto" para as taxas do deposito a prazo. Temos aqui entao duas justificações para as reduzidas taxas de juro que nos deparamos nos dias de hoje. E na atualidade o que os bancos procuram é aumentar os créditos e diminuir os depósitos, mais uma razão as taxas estarem reduzidas. Márcio Balona 2G23 3819
ResponderEliminarOs bancos estão a pagar menos pelos depósitos uma vez que o processo de desalavancagem dos bancos já terminou, ou seja, os bancos já conseguiram baixar a relação entre os créditos e os depósitos e por isso já não precisam de captar tantos recursos dos seus clientes. E também porque as agora os bancos conseguem junto do BCE um financiamento a taxas de juro bastantes mais baixas do que as que iriam pagar pelos depósitos dos seus clientes, daí as taxas que lhes estão a pagar serem tão baixas. Agora os bancos estão direcionados em inverter a desalavancagem, ou seja, agora precisam de aumentar os créditos e incentivar o consumo.
ResponderEliminarJoana Magalhães,
2ºF23/3791
Devido a profunda crise que vivemos os bancos precisavam de mais depósitos para fazer face ao crédito concedido, pois o crédito concedido era superior aos recursos captados pelos bancos, a isto chamamos de alavancagem. Por isso o banco passou por um processo de desalavancagem, que consiste em aumentar os recursos captados através de depósitos com taxas altas para cativar mais o cliente a depositar, de modo a aproximar os recursos com o crédito concedido. Como esta fase de desalavancagem foi concluída com sucesso, os bancos já não necessitam tanto de recursos então deu-se uma baixa da taxa paga pelos bancos, aos depósitos dos clientes.
ResponderEliminarMiguel Ribeiro 2F23/3797
Sou da mesma opinião que o meu colega Valter Silva. Os depósitos a prazo, como produto financeiro que o Banco dispõe, deixaram de ter um maior grau de importância, isto porque a necessidade de recursos junto dos clientes tem vindo a decrescer. Os Bancos, para aumentarem a sua margem de intermediação, ou seja, o seu lucro, optam por captar recursos junto do BCE, pois as suas taxas de juro são muito mais actrativas para a posterior concessão de crédito. Uma das razões é esta, outra é devido ao processo de desalavancagem que os Bancos foram sujeitos para o bom equilibrio de captação e cedência de capital. Desde 2011 que este processo foi introduzido no negocio bancário o que resultou no sucessivo decréscimo das taxas de juro dos DPs, mês a mês. Os Bancos, para não incutir pontos de descontinuidade dos seus clientes, tentam mantê-los fidelizados e fidelizar novos com produtos muito semelhantes, tais como reparei no meu estágio, seguros de capitalização (como o Eurovida Poupança Futuro) que oferecem no minimo uma taxa sendo esta ascendente ou como fundos de investimento. Os Bancos, face à sua situação, tem como objectivo a satisfação dos clientes.
ResponderEliminarBruno Oliveira 3810 2G23.
Bruno tem de responder através do seu email.
EliminarOs depósitos a prazo são um produto bancário que esta a ser cada vez menos utilizado, isto acontece porque os bancos estão a oferecer taxas de juro cada vez mais baixas. Uma das razoes porque isso acontece é o facto de, neste momento, os bancos já não estarem em processo de desalavancagem, ou seja, já não necessitarem de recursos para fazer face à quantidade de empréstimos. Outra razão pela qual é benéfico para os bancos descerem a taxa de juro é o facto de ser mais vantajoso para os bancos captarem recursos de bancos centrais uma vez que as taxas de juro são mais baixas do que se captarem recursos de clientes normais. Estas duas razões são, de facto, duas boas razoes para explicar o porque dos bancos estarem a oferecer taxas de juro mais baixas aos seus clientes.
ResponderEliminarDiana Pinto 2F23