domingo, 2 de novembro de 2014

Cartões há muitos...


O cartão de crédito tem associado um limite máximo de crédito (plafond) previamente estabelecido. Quando o cartão é utilizado, o titular beneficia de um crédito concedido pela instituição de crédito. 

A data-limite para o pagamento do montante utilizado é acordada previamente, entre o cliente e a instituição de crédito. 
A modalidade de pagamento também é acordada entre as partes. Se o cliente optar pela modalidade de pagamento a 100%, paga a totalidade do montante em dívida até à data-limite e não fica sujeito ao pagamento de juros. Se o cliente optar por uma modalidade de pagamento parcial, são aplicados juros ao montante não pago. Para conhecer os cartões da Caixa Agrícola clicar aqui.

13 comentários:

  1. Hoje em dia os Cartões de Crédito são bastantes acessíveis. Em 2011 estimava-se que 2,2 milhões de portugueses usavam cartão de crédito. Os cartões de crédito são um meio de pagamento com uma conta corrente associada, sem caução e com um limite de crédito atribuído. O saldo de crédito renova todos os meses quando pago a 100%, este tipo de crédito é um crédito revolving.
    Quando o titular utiliza este cartão na função para a qual foi emitido, ou seja, para pagamentos ou adiantamentos de dinheiro, está a beneficiar de um crédito concedido pela entidade emitente.
    O cartão é um produto bancário muito importante para o banco e para o cliente. É importante para o banco pois é um produto de alta rendibilidade e também é uma forma de criar perfis de clientes. E é importante para o cliente pois permite “comprar agora pagar depois”.

    ResponderEliminar
  2. Um cartão de crédito é um meio de pagamento que tem associada uma conta corrente sem caução, com limite de crédito atribuído. A atribuição de um cartão de crédito, e do correspondente limite de crédito, é um pouco mais complexa que a de uma conta ordenado, dependendo de um conjunto de factores de avaliação do cliente e já exigindo um sistema de scoring de aceitação, mesmo que seja muito simples. Os bancos normalmente emitem dois tipos de cartões: um cartão destinado ás grandes massas, e um cartão de prestigio, para segmentos seleccionados. Neste tipo de crédito os bancos não pedem garantias e cobram juros e taxas elevadas, os juros são contados dia a dia sobre o saldo em divida e cobrados mensalmente. O crédito associado a cartões é utilizado através de pagamentos a comerciantes e, na generalidade dos casos, podem-se efectuar levantamentos em dinheiro – cash advance, na qual os bancos cobram comissões elevadas.

    Helena Costa
    2ºF23

    ResponderEliminar
  3. O cartão de crédito é um crédito renovável (revolving) porque, à medida que são pagos os valores anteriormente utilizados, o plafond volta a ficar disponível para nova utilização.No cartão de crédito, a dívida do cliente só surge depois de o cartão ser utilizado. A data-limite para o pagamento do montante utilizado é definida previamente, entre o cliente e a instituição de crédito. Nessa data, o cliente pode pagar a totalidade do montante utilizado, não ficando sujeito ao pagamento de juros. Se o cliente optar por pagar apenas parte desse montante, paga juros sobre o montante que ficou em dívida.Caso o cliente não reembolse o crédito na data prevista, a taxa de juro a pagar pode ser elevada.O cartão de crédito embora seja um produto que tenha algum risco, não deixa de ser um produto bastante lucrativo para o Banco.
    Ricardo Andrade
    2F23

    ResponderEliminar
  4. O cartão de crédito é um instrumento de pagamento que está associado a uma conta corrente sem caução, com um limite de crédito previamente estabelecido. Existem vários tipos de cartões de crédito, mas a forma como diferenciá-los uns dos outros pode ser através da cor, dos serviços que estão associados e, em alguns casos, pelo limite de crédito associado.
    Este tipo de cartões tem muitas vantagens: para o cliente, pois este dispõe de um crédito sempre acessível que lhe permite efetuar levantamentos (cash-advance), pagamentos de todo o tipo de despesas em locais aderentes à rede do cartão e muitas outras e diferenciadas operações que o cliente necessite; para o banco pois é um produto de elevada rentabilidade (pelos juros, taxas e comissões), permite a fidelização de clientes e é um elemento importante na avaliação do risco de outras operações de crédito; e, nomeadamente, para o comerciante que dispões de um aumento de vendas e segurança quer no manuseamento de dinheiro quer nos pagamentos com cheques sem provisão e pelo facto do valor que recebeu ser diretamente creditado na conta do estabelecimento em questão.

    Sara Sousa- 3799- 2F23

    ResponderEliminar
  5. Um cartão de crédito é um instrumento que pode ser usado para “comprar agora e pagar depois”, enquanto que o cartão de débito é apenas usado para “comprar agora e pagar agora”.O cartão de crédito é um empréstimo não garantido que uma instituição financeira lhe proporciona através de uma facilidade de pagamento. Ao usar um cartão de crédito o utilizador poderá vir a pagar juros, dependendo do momento em que decide fazer o pagamento da totalidade ou parte do empréstimo.
    Para além disso, o cartão apresenta enumeras vantagens como: a possibilidade de comprar os bens necessários no momento em que os encontramos, não ter que transportar dinheiro, é muito mais conveniente e eventualmente mais barato do que passar cheques, permite concentrar o pagamento de todas as comprar num único momento; e desvantagens como: os bens poderão sair mais caros devido ás taxas de juro e encargos do financiamento, caso se perca o controlo da utilização do cartão pode o seu uso resultar num aumento dos encargos, e eventuais dificuldades financeiras, poderá cair na tentação e efectuar mais compras compulsivas.
    Vanessa Silva 2ºf23 3803

    ResponderEliminar
  6. O cartão de crédito pode ser utilizado para pagamentos de baixo valor, compras ou necessidades eventuais. É um empréstimo feito por uma instituição financeira e que mais tarde pela utilização pode vir a pagar juros, podendo estar isento de juros dependendo das condições acordadas no contrato. A má utilização do cartão de crédito pode trazer problemas devido aos encargos, e mais tarde se pedir um crédito junto do seu banco poderá ser um elemento de apreciaçao.
    Diogo Morgado Nº3814 2G23

    ResponderEliminar
  7. O cartão de crédito é um meio de pagamento que tem associado uma conta corrente sem caução, com limite de crédito atribuído. Este é destinado a grandes massas ou a particulares e pode ser diferenciado pela cor, pelos serviços e pelo seu limite de descoberto. Este tipo de cartão trás várias vantagens:
    Para o cliente: É um crédito sempre acessível, utilizado a qualquer momento; Adapta o reembolso as nossas disponibilidades (3% a 100%); Crédito á taxa 0% se pagar na totalidade; É um meio de pagamento seguro.
    Para o Banco: Produto de elevada rendibilidade (Juros e Comissões); Recebe comissões dos comerciantes e dos pagamentos efectuados com cartão; A forma de utilização é elemento de avaliação de risco.
    Para os comerciantes: provoca aumento de rendas; aumenta a segurança; Evita cheques sem provisão. No cartão de Credito o débito é diferido ou seja eu posso comprar um produto agora mas só o pago num prazo futuro.

    ResponderEliminar
  8. Cartão de crédito está associado a uma conta-cartão que permite aceder ao crédito concedido pela entidade emitente para efetuar pagamentos e levantamentos de dinheiro (cash advance) até ao limite acordado previamente. Dão origem a um extrato periódico, onde são registados todas as operações efetuadas num período e respetivo saldo. Este saldo também designado como o valor a pagar, poderá, até à data- limite indicada no extrato, ser pago na íntegra, caso em que não vença os juros, ou ser pago parcialmente. O titular deverá normalmente proceder ao pagamento de, pelo menos, o montante mínimo determinado de acordo com as condições gerais de utilização e beneficiar de um crédito “Revolving” sujeito a juros relativamente à parte do saldo cujo pagamento resolveu adiar.

    ResponderEliminar
  9. O cartão de crédito é um meio de pagamento que tem associado uma conta corrente sem caução, com limite de crédito atribuído (plafond). No cartão de crédito, a dívida do cliente só surge depois de o cartão ser utilizado. A data-limite para o pagamento do montante utilizado é definida previamente, entre o cliente e a instituição de crédito. O cartão de crédito é um crédito renovável (revolving) porque, à medida que são pagos os valores anteriormente utilizados, o plafond volta a ficar disponível para nova utilização. Caso o cliente não reembolse o crédito na data prevista, a taxa de juro a pagar pode ser elevada.

    Marcelo Santos 2F23/ 3931

    ResponderEliminar
  10. O cartão de crédito é um meio de pagamento que tem associada uma conta corrente sem caução , com limite de crédito. Existem dois tipos de cartões os cartões atribuidos a grandes massas , e os cartões atribuidos a segmentos selecionados .
    Os cartões podem ser diferenciados pela cor do cartão (dourado, platina..) pelos serviços utilizados nomeadamente seguros , descontos,... .
    Os cartões podem ser utilizados através de pagamento de comerciantes , através de levantamentos em dinheiro , e pagamentos pela net .
    Os cartões de crédito não são exclusivos dos bancos , empresas financeiras ou comerciais também podem imitir cartões.
    O cartão de crédito tem várias vantagens para o cliente entre elas o crédito sempre acessível, utilizado a qualquer momento , é um meio de pagamento seguro ..
    As vantagens para o banco são o facto de este ser um produto de elevada rendibilidade , ser um instrumento de captação para novos clientes ..

    ResponderEliminar
  11. Os cartões de crédito são um meio de pagamento seguro e diferido, que possibilita a transação de bens e serviços. Tem associada uma conta corrente sem caução, com um limite de crédito atribuído previamente, sendo este destinado a grandes massas e/ou a segmentos selecionados de clientes. Estes podem ser diferenciados pela sua cor e serviços associados (seguros e descontos). O prazo é variável, mas se pagar o valor total até a data limite, estará isento de pagamento de juros. Pode ser utilizado desde pagamentos via Internet ou a comerciantes. Ainda permite “cash advance” (pagando juros e comissões altas). É um produto financeiro importante para a banca, pois, traz alta rentabilidade, permite fidelizar mais os seus clientes, e ao mesmo tempo que, serve como indicador de risco (através da análise da gestão da conta-cartão). É, também, vantajoso para os comerciantes pois aumenta a segurança, evita cheques sem provisão e provoca um aumento das vendas.

    ResponderEliminar
  12. Os cartões de crédito tem as maiores taxas de juro do mercado, sendo assim os clientes tem de utilizar com cuidado e responsabilidade tirando assim grandes vantagens deste produto.
    A escolha do cartão de crédito avalia as necessidades do cliente. Existem vários tipos de cartões que se adaptam às necessidades dos clientes.
    - Cartão institucional: Normalmente são oferecidos na abertura de uma conta corrente e o limite depende do saldo da conta e de outros produtos contratados.
    - Cartão pré-pago: Neste tipo de cartão é o próprio quem determina seu limite, é ele também quem credita uma determinada quantia no cartão de crédito. A vantagem, neste caso, é que o cliente pode planear os gastos do cartão.

    ResponderEliminar
  13. Os cartões bancários são instrumentos de pagamento que podem ser classificados em três tipos: Cartão de Débito, Cartão de Crédito e Cartão Pré-Pago.
    O cartão de crédito tem associado um limite máximo de crédito (plafond) previamente estabelecido. Quando o cartão é utilizado, o titular beneficia de um crédito concedido pela instituição de crédito. A forma de pagamento é acordada entre ambas as partes, caso o cliente pague 100%, ou seja, paga a totalidade do montante em dívida até à data-limite não fica sujeito a pagamento de juros.
    Uma das maiores vantagens para o cliente no uso do cartão de crédito é tem sempre "plafond" disponível para qualquer eventualidade em que o cliente não estava a espera.

    ResponderEliminar