domingo, 11 de janeiro de 2015

Geração Nem Nem

Quase 17% da população nacional entre os 15 e os 29 anos não estuda nem trabalha, de acordo o Education at a Glance 2014, estudo anual da OCDE. São conhecidos como os “nem nem”.
Para continuar a ler clicar aqui.

2 comentários:

  1. No último relatório da OCDE, os jovens valiam já 16,6%. Destes, 11,8% estão desempregados – a maioria (7,7%) encontra-se nesta situação há mais de seis meses –, enquanto os restantes estão inativos. Ao contrário do que aconteceu em Portugal a crise económica fez aumentar o número de jovens no sistema de ensino.
    As dificuldades de acesso ao mercado de trabalho tornaram o custo de oportunidade de uma formação mais apetecível, fazendo com que muitos jovens tenham optado por se manter no sistema de ensino.
    Jaime Coelho

    ResponderEliminar
  2. A "Geração Nem Nem" remete-se ao facto de atualmente a população de jovens adultos em Portugal se encontra numa situação em que não estão a prosseguir estudos académicos nem estão presentes no mercado de trabalho, isto é, encontram-se no desemprego. Uma das razões que causa o aparecimento desta tendência é a crise económica que ainda se faz sentir no país, que tornou o mercado de trabalho num luta constante para manter e arranjar emprego e por outro lado o custos elevados do ensino académico. Cada vez o nível de ensino pedido é maior o que devido aos custos para muitos é algo fora do alcance, mas por outro lado entrar arranjar emprego sem um licenciatura, mestrado ou doutoramento é muito difícil já que temos pessoas com estas credencias também no desemprego. Com a lenta melhora da situação económica, esperamos que esta "geração" não seja mais que um fenómeno provocado pela instabilidade.

    Ricardo Araújo 2G23

    ResponderEliminar