domingo, 19 de outubro de 2014

Literacia financeira

Questionados sobre o conceito de Euribor, apenas 9% dos inquiridos respondem com rigor e apenas 17% revelam saber o significado do spread"
Do Inquérito à Literacia Financeira da População Portuguesa promovido pelo Banco de Portugal que pode ser lido na íntegra aqui.

3 comentários:

  1. A literacia financeira consiste na adaptação e no conhecimento do individuo sobre questões económicas e monetárias. Esta permite aos consumidores melhorarem o seu conhecimento em relação a assuntos económicos de modo a poderem controlar melhor as suas contas e a ajudar o sistema financeiro, pois, se estes se manterem estáveis o sistema financeiro assim o estará também. Os questionários em relação ao conceito de Euribor demonstram, portanto, que a comunidade não tem conhecimentos suficientes em relação a este tema estando, no entanto mais familiarizados com outros temas relacionados com as taxas de juro das suas aplicações, por exemplo. Para concluir podemos ver que a literacia financeira ajuda as pessoas a terem melhores hábitos de poupança em momentos mais difíceis.

    Diana Pinto 2F23

    ResponderEliminar
  2. Tal como a colega indicou no seu comentário, a literacia financeira é o conhecimento por parte da população de conceitos económicos e monetários. O intuito deste questionário era ter-se uma noção da forma como as pessoas do país se estavam a adaptar a evolução da economia mundial. O que se pode verificar nos resultados é que uma pequena parte da população sabe o que é o spread e ainda menos sabem o que é a euribor. Isto é em parte compreensível tendo em conta a grande evolução da economia num espaço tão curto de tempo, com cada vez mais novos produtos financeiros e sistemas e também o facto de a metodologia dos bancos ter passado de um focus no produto para um focus no cliente. Estas mudanças pedem do cidadão uma maior instrução a nível económico e monetário, o que não se regista nas gerações mais velhas devido aquilo que estão habituados mas começa a ser notório nas gerações mais novas.

    Ricardo Araújo 2G23

    ResponderEliminar
  3. Segundo a noticia publicada o povo Português revela uma grande iliteracia no que diz respeito a taxa de juro do mercado monetário (Euribor) e a margem dos bancos na concessão de financiamento (spread). Ao que tudo indica este aspecto é apenas possível devido há pouca informação existente e o desinteresse por parte do povo Português em cultura geral. É possível que as novas tecnologias ajudem neste desinteresse pois facilitando cada vez mais os clientes dos bancos estes desinteressam-se por assuntos burocráticos. Focando-se apenas numa questão "o que que vou pagar de juros no final do empréstimo?". Gostaria também de sublinhar o que o colega Ricardo Araújo referiu concordando plenamente na grande diferença das gerações mais velhas e com maior instrução em comparação com as mais jovens.

    Leonel Teixeira nº3817 2G23

    ResponderEliminar