Uma metáfora interessante que nos ajuda a compreender a importância da segmentação.
Pode ser lida neste site. Segmentar é agrupar clientes com necessidades semelhantes, em vista a responder de forma diferenciada a necessidades diferenciadas.
O negócio bancário assenta essencialmente na relação que consegue estabelecer com os seus clientes, onde o mais importante de tudo é a confiança. Com base nisso a banca cria estratégicas para captar mais clientes, proporcionando-lhes segundo a sua orientação o que mais se adequa ou o que o cliente privilegia mais. Com a diversidade de clientes, com diferentes capacidades e dimensões financeiras fazer distinção entre os mesmos é uma forma de procurar satisfazer necessidades comuns, sendo que assim, oferecer colaboradores especializados é a melhor forma de satisfazer as suas necessidades. A meu ver, a especialização pode sair cara ao banco, mas também lhe permite fidelizar mais clientes o que futuramente se tornará igualmente lucrativo para o banco.
Peço desculpa mas não consigo entrar no meu email, daí ter comentado com o da turma, sendo que assinei como fui eu quem fez o comentário. Vanessa Silva
A segmentação é um método estratégico e importante para o Banco. Trata-se de uma divisão específica de clientes, possibilitando a distinção das suas diferentes necessidades. Antigamente, cada bancário tinha como função uma determinada especialidade. Hoje em dia, com a evolução tecnológica e com o aumento da exigência do próprio mercado, o bancário tem de ser um profissional multifuncional. Antes era o cliente que procurava o Banco, atualmente é o Banco que tenta criar formas de captar os clientes e de fidelizá-los. Para isso, o Banco oferece vários produtos que atendam às características dos diferentes segmentos. Os clientes encarteirados, por exemplo, têm muito mais potencial comercial que os clientes mass market pois são eles que dão a rentabilidade necessária para a sobrevivência do negócio e, por isso, mesmo têm à sua disposição produtos muito mais atrativos. Assim, a segmentação é um importante mecanismo para a evolução do negócio bancário.
A relação com o cliente é um aspeto fundamental na Banca, assim sendo, é necessário garantir a comodidade do cliente quando este necessita de interação com o Banco. Nestes casos, a segmentação é um aspeto fundamental, pois esta agrupa clientes com necessidades semelhantes. Com a diversidade de clientes que existe (com diferentes capacidades/dimensões financeiras), fazer a distinção entre os mesmos, é uma forma de procurar satisfazer necessidades comuns. Com esse processo, os bancos pretendem oferecer um atendimento cada vez mais personalizado, com produtos cada vez mais adequados aos seus clientes.
É necessário existir segmentação dos produtos na Banca. Todos somos diferentes, como tal todos temos necessidades diversas, nas diferentes fases da nossa vida, necessitando assim também de diferentes produtos. Deste modo a relação cliente-banco tem um papel fundamental, pois é necessário conhecer bem o cliente para adequar o melhor produto face ao que ele deseja. Hoje em dia isso é mais fácil de conseguir visto que passamos de uma ótica do produto, onde um bancário se focava somente num produto, para uma ótica do cliente, na qual o mesmo bancário se foca em diversos produtos para poder satisfazer a necessidade do cliente. Tudo isto faz com que os clientes sintam mais confiança e estabilidade, o que conduz uma evolução do modelo de negócio da Banca.
Os bancos chegaram à conclusão que 80% do seu volume de negócio estava concentrado numa pequena percentagem dos seus clientes, para que fosse dado o devido acompanhamento a estes importantes clientes foi necessário segmentar todos os clientes. Temos de perceber que as necessidades de um cliente com um poder económico baixo não são as mesmas do que um cliente com um poder económico forte, para que isto fosse possível foi necessário a especialização dos funcionários bancários em todos os produtos e não apenas num único produto, levando assim a uma diminuição dos custos e aumento no tempo naquilo que realmente trás negócio para o banco. Renato Monteiro 3821 g23
Visto os tempos terem mudado e as necessidades e características dos Clientes também, um bancário, mais do que nunca, hoje tem que ser um bom profissional e os Bancos têm de ter a capacidade de acompanhar as necessidades dos Clientes e saber satisfazê-las. Para que isso acontecesse criou-se a Segmentação de Clientes que consiste em, agrupar Clientes com necessidades semelhantes, com vista a responder de forma diferenciada a necessidades diferenciais. Com este método os Bancos visam conseguir oferecer produtos e serviços que vão de encontro às necessidades e características do Cliente. Assim a segmentação veio revolucionar o sistema bancário como o conhecíamos e na minha opinião, veio revolucionar de uma forma positiva, visto achar que todas as pessoas independentemente da sua “capacidade financeira” deviam ter um Banco que se adaptasse a si e às suas necessidades. João Garcês 2F23
Cada vez mais a relação banco – cliente está mais vinculada. Os bancos cada vez mais apresentam uma panóplia de produtos capazes de satisfazer todo o tipo de necessidades dos clientes, mas para tirar o máximo proveito e rentabilidade desses produtos e satisfazer ao mesmo tempo as necessidades dos clientes, de modo a que seja benéfico para ambas as partes, é preciso saber com e a quem aplicar estes produtos. Para isso temos a segmentação que é, simplesmente, uma estratégia de mercado que possível fazer a destrinça dos vários tipos de clientes. Depois desta separação podemos encontrar os seguintes grupos: Mass Market, Empresas, Encarteirados, Private Banking, e com estes grupos, já conseguimos saber o tipo de produtos à qual podemos atribuir a cada cliente, consoante o grupo a que pertence, por exemplo: um produto específico para empresas, não faz sentido ser atribuído a um cliente que pertença aos grupo dos Encarteirados ou por exemplo um produto que tenha algum risco e que seja preciso fazer um investimento de um montante elevado será mais facilmente aceite por um cliente do Private Banking do que para um cliente do Mass Market. Por fim para completar esta estratégia o banco para tirar o máximo proveito dos seus clientes e que os clientes saiam do banco satisfeitos com o nosso trabalho, utilizam o chamado “Cross Selling”.
Hoje em dia, na maioria dos bancos, os clientes (pessoa jurídica) têm à disposição pelo menos cinco segmentos, nos quais, em geral, os critérios adotados em cada instituição são distintos. Os clientes não ficam muito atrás: existem hoje também vários subsegmentos, desde o Mass Market até ao Private Banking, que atende clientes com alto volume de investimentos. Se levarmos em conta ainda as empresas, que também possuem segmentações específicas conforme seu perfil, a segmentação na carteira pessoa física fica ainda maior. Daniel Pontes n°3813 2G23
Nos dias de hoje o sucesso na Banca Portuguesa passa evidentemente pela competência das instituições compreenderem como subdividir o mercado e gerar produtos e sistemas de distribuição, que proporcionem a um conjunto de clientes seleccionados, serviços eficazes e eficientes, a um nível de risco e rentabilidade aceitáveis. O conceito de segmentação do mercado é ideia chave para o sucesso, desta advém uma postura de permanente proximidade e atenção aos agentes do mercado. O segmento que requer maior cautela por parte dos bancos são os clientes de risco, podendo a qualquer momento deixar de trabalhar com o banco.
Uma segmentação é sempre importante no negócio de qualquer empresa, principalmente para um Banco. O modelo de negócio de um Banco passou por uma evolução ao longo dos anos devido à sua capacidade de procura e oferta do produto financeiro para gerar lucro. Antigamente, os Bancos apostavam num modelo de negócios baseado no produto financeiro, pois a procura era demasiada para vários produtos, então os Bancos para cada produto financeiro delineava vários clientes. Hoje em dia não é assim. O modelo dde negócios passa a ser baseado no cliente, pois hoje o Banco é que procura o cliente para gerar lucro. O que obrigou aos colaboradores terem uma maior especialização em todas as matérias bancárias, pois tinham de satisfazer todos os desejos do cliente. Uma segmentação rigorosa traz uma maior eficiencia no negócio do Banco, porque nem todos os clientes são iguais. Clientes doo sector mass market são completamente diferentes da Banca Privada. Estes ultimos, apenas 20% geram 80% do volume de negocios do Banco. Existe tambem os clientes acarteirados que também são possiveis clientes da banca privada. Mas não é somente esta a razão da segmentação do negócio bancário. Para diferentes sectores de clientes (faixas etárias principalmente), não é correcto conceder. por exemplo, um crédito a um cliente com 20 anos com rendimentos baixos e não fixos, ou um crédito habitação para clientes com 65 anos... Todas estes sectores estão sujeitos a vários restrições dependendo do produto financeiro e o prduto financeiro está dependente do cliente.
O negócio bancário assenta essencialmente na relação que consegue estabelecer com os seus clientes, onde o mais importante de tudo é a confiança. Com base nisso a banca cria estratégicas para captar mais clientes, proporcionando-lhes segundo a sua orientação o que mais se adequa ou o que o cliente privilegia mais.
ResponderEliminarCom a diversidade de clientes, com diferentes capacidades e dimensões financeiras fazer distinção entre os mesmos é uma forma de procurar satisfazer necessidades comuns, sendo que assim, oferecer colaboradores especializados é a melhor forma de satisfazer as suas necessidades. A meu ver, a especialização pode sair cara ao banco, mas também lhe permite fidelizar mais clientes o que futuramente se tornará igualmente lucrativo para o banco.
Vanessa Silva 2ºf23 nº3803
Vanessa reproduza p.f. o comentário entrando com o email pessoal.
ResponderEliminarPeço desculpa mas não consigo entrar no meu email, daí ter comentado com o da turma, sendo que assinei como fui eu quem fez o comentário.
EliminarVanessa Silva
A segmentação é um método estratégico e importante para o Banco. Trata-se de uma divisão específica de clientes, possibilitando a distinção das suas diferentes necessidades. Antigamente, cada bancário tinha como função uma determinada especialidade. Hoje em dia, com a evolução tecnológica e com o aumento da exigência do próprio mercado, o bancário tem de ser um profissional multifuncional. Antes era o cliente que procurava o Banco, atualmente é o Banco que tenta criar formas de captar os clientes e de fidelizá-los. Para isso, o Banco oferece vários produtos que atendam às características dos diferentes segmentos. Os clientes encarteirados, por exemplo, têm muito mais potencial comercial que os clientes mass market pois são eles que dão a rentabilidade necessária para a sobrevivência do negócio e, por isso, mesmo têm à sua disposição produtos muito mais atrativos. Assim, a segmentação é um importante mecanismo para a evolução do negócio bancário.
ResponderEliminarA relação com o cliente é um aspeto fundamental na Banca, assim sendo, é necessário garantir a comodidade do cliente quando este necessita de interação com o Banco. Nestes casos, a segmentação é um aspeto fundamental, pois esta agrupa clientes com necessidades semelhantes. Com a diversidade de clientes que existe (com diferentes capacidades/dimensões financeiras), fazer a distinção entre os mesmos, é uma forma de procurar satisfazer necessidades comuns. Com esse processo, os bancos pretendem oferecer um atendimento cada vez mais personalizado, com produtos cada vez mais adequados aos seus clientes.
ResponderEliminarMarcelo Santos 2F23
É necessário existir segmentação dos produtos na Banca. Todos somos diferentes, como tal todos temos necessidades diversas, nas diferentes fases da nossa vida, necessitando assim também de diferentes produtos. Deste modo a relação cliente-banco tem um papel fundamental, pois é necessário conhecer bem o cliente para adequar o melhor produto face ao que ele deseja. Hoje em dia isso é mais fácil de conseguir visto que passamos de uma ótica do produto, onde um bancário se focava somente num produto, para uma ótica do cliente, na qual o mesmo bancário se foca em diversos produtos para poder satisfazer a necessidade do cliente. Tudo isto faz com que os clientes sintam mais confiança e estabilidade, o que conduz uma evolução do modelo de negócio da Banca.
ResponderEliminarAna Parada 2G23
Os bancos chegaram à conclusão que 80% do seu volume de negócio estava concentrado numa pequena percentagem dos seus clientes, para que fosse dado o devido acompanhamento a estes importantes clientes foi necessário segmentar todos os clientes. Temos de perceber que as necessidades de um cliente com um poder económico baixo não são as mesmas do que um cliente com um poder económico forte, para que isto fosse possível foi necessário a especialização dos funcionários bancários em todos os produtos e não apenas num único produto, levando assim a uma diminuição dos custos e aumento no tempo naquilo que realmente trás negócio para o banco.
ResponderEliminarRenato Monteiro 3821 g23
Visto os tempos terem mudado e as necessidades e características dos Clientes também, um bancário, mais do que nunca, hoje tem que ser um bom profissional e os Bancos têm de ter a capacidade de acompanhar as necessidades dos Clientes e saber satisfazê-las. Para que isso acontecesse criou-se a Segmentação de Clientes que consiste em, agrupar Clientes com necessidades semelhantes, com vista a responder de forma diferenciada a necessidades diferenciais. Com este método os Bancos visam conseguir oferecer produtos e serviços que vão de encontro às necessidades e características do Cliente. Assim a segmentação veio revolucionar o sistema bancário como o conhecíamos e na minha opinião, veio revolucionar de uma forma positiva, visto achar que todas as pessoas independentemente da sua “capacidade financeira” deviam ter um Banco que se adaptasse a si e às suas necessidades.
ResponderEliminarJoão Garcês 2F23
Cada vez mais a relação banco – cliente está mais vinculada. Os bancos cada vez mais apresentam uma panóplia de produtos capazes de satisfazer todo o tipo de necessidades dos clientes, mas para tirar o máximo proveito e rentabilidade desses produtos e satisfazer ao mesmo tempo as necessidades dos clientes, de modo a que seja benéfico para ambas as partes, é preciso saber com e a quem aplicar estes produtos. Para isso temos a segmentação que é, simplesmente, uma estratégia de mercado que possível fazer a destrinça dos vários tipos de clientes. Depois desta separação podemos encontrar os seguintes grupos: Mass Market, Empresas, Encarteirados, Private Banking, e com estes grupos, já conseguimos saber o tipo de produtos à qual podemos atribuir a cada cliente, consoante o grupo a que pertence, por exemplo: um produto específico para empresas, não faz sentido ser atribuído a um cliente que pertença aos grupo dos Encarteirados ou por exemplo um produto que tenha algum risco e que seja preciso fazer um investimento de um montante elevado será mais facilmente aceite por um cliente do Private Banking do que para um cliente do Mass Market. Por fim para completar esta estratégia o banco para tirar o máximo proveito dos seus clientes e que os clientes saiam do banco satisfeitos com o nosso trabalho, utilizam o chamado “Cross Selling”.
ResponderEliminarMiguel Ribeiro 2F23
Hoje em dia, na maioria dos bancos, os clientes (pessoa jurídica) têm à disposição pelo menos cinco segmentos, nos quais, em geral, os critérios adotados em cada instituição são distintos. Os clientes não ficam muito atrás: existem hoje também vários subsegmentos, desde o Mass Market até ao Private Banking, que atende clientes com alto volume de investimentos. Se levarmos em conta ainda as empresas, que também possuem segmentações específicas conforme seu perfil, a segmentação na carteira pessoa física fica ainda maior.
ResponderEliminarDaniel Pontes n°3813 2G23
Nos dias de hoje o sucesso na Banca Portuguesa passa evidentemente pela competência das instituições compreenderem como subdividir o mercado e gerar produtos e sistemas de distribuição, que proporcionem a um conjunto de clientes seleccionados, serviços eficazes e eficientes, a um nível de risco e rentabilidade aceitáveis.
ResponderEliminarO conceito de segmentação do mercado é ideia chave para o sucesso, desta advém uma postura de permanente proximidade e atenção aos agentes do mercado. O segmento que requer maior cautela por parte dos bancos são os clientes de risco, podendo a qualquer momento deixar de trabalhar com o banco.
Jaime Coelho 3815 2ºG23
Uma segmentação é sempre importante no negócio de qualquer empresa, principalmente para um Banco. O modelo de negócio de um Banco passou por uma evolução ao longo dos anos devido à sua capacidade de procura e oferta do produto financeiro para gerar lucro. Antigamente, os Bancos apostavam num modelo de negócios baseado no produto financeiro, pois a procura era demasiada para vários produtos, então os Bancos para cada produto financeiro delineava vários clientes. Hoje em dia não é assim. O modelo dde negócios passa a ser baseado no cliente, pois hoje o Banco é que procura o cliente para gerar lucro. O que obrigou aos colaboradores terem uma maior especialização em todas as matérias bancárias, pois tinham de satisfazer todos os desejos do cliente. Uma segmentação rigorosa traz uma maior eficiencia no negócio do Banco, porque nem todos os clientes são iguais. Clientes doo sector mass market são completamente diferentes da Banca Privada. Estes ultimos, apenas 20% geram 80% do volume de negocios do Banco. Existe tambem os clientes acarteirados que também são possiveis clientes da banca privada. Mas não é somente esta a razão da segmentação do negócio bancário. Para diferentes sectores de clientes (faixas etárias principalmente), não é correcto conceder. por exemplo, um crédito a um cliente com 20 anos com rendimentos baixos e não fixos, ou um crédito habitação para clientes com 65 anos... Todas estes sectores estão sujeitos a vários restrições dependendo do produto financeiro e o prduto financeiro está dependente do cliente.
ResponderEliminarBruno Oliveira 3810 2G23