sábado, 15 de novembro de 2014

E você já tem Internet Banking?

Segundo a Marktest, em 2003 apenas 11,8% dos clientes bancários utilizava o serviço de banca pela internet banking. Volvidos 11 anos, os dados mais recentes relativos ao ano de 2014, até setembro, revelam que a taxa de utilização entre maiores de 15 anos com conta bancária é de 34,5% o que representa cerca de 2,5 milhões de pessoas. A taxa de utilizadores tem vindo assim a aumentar progressivamente, a um ritmo moderado ao longo dos anos.
Segundo a Marktest esta taxa “esconde” grandes assimetrias por sexo (taxas maiores nos homens), idade e estrato social.  Por exemplo, os clientes bancários entre os 25 e os 34 anos têm uma taxa de utilização de 60,5%, taxa essa que é cerca de 6 vezes superior à dos maiores de 64 anos. Por estrato social, são os mais abastados a registar as taxas mais elevadas, chegando aos 2/3 entre a classe alta.
Esta informação foi recolhida pelo estudo Basef Banca da Marktest.

8 comentários:

  1. A Internet Banking é a possibilidade de termos o “ nosso banco através da internet”. Cada banco tem a sua própria Internet Banking que disponibiliza a todos os seus clientes. Basta sermos possuidores de um computador com acesso a internet e se cadastrar. Com esta hipótese que o banco nos propõe conseguimos obter um leque enorme de vantagens tais como:
    • Possibilidade de realização da generalidade de operações bancárias;
    • Horário 24 por 24 horas;
    • Por norma, acesso gratuito;
    • Em alguns serviços obtemos preçários vantajosos e em alguns casos completamente gratuitos.
    Mas também podemos afirmar que a utilização deste serviço tem vindo a aumentar de uma forma moderada. O facto de a tecnologia ter vindo a evoluir e a falta de tempo por parte dos clientes também ter progredido igualmente fez com que houvesse uma maior adesão. Ao aderirmos a este serviço podemos aceder às nossas contas bancárias sem que para isso tenhamos de nos dirigir ao balcão do nosso banco.

    ResponderEliminar
  2. Com o avanço da tecnologia, os bancos tiveram de se adaptar a essa mudança, acompanhando um pouco esse grande progresso tecnológico. Uma das grandes medidas adotadas pelos bancos foi o HomeBanking, em que cada cliente poderá aceder á sua conta e efetuar as operações desejadas, com a maior segurança e comodidade, sem ter de se deslocar a um balcão. Com este canal, o cliente poderá efetuar consultas, pagamentos, transferências, entre outros. Tudo isto poderá ser feito com a maior segurança e comodidade, quando e onde quiser. Este serviço só traz benefícios para os clientes, pois além de ser um serviço bastante útil para cada cliente poder controlar a sua conta de perto, também é um serviço gratuito.


    Marcelo Santos
    2F23
    3931

    ResponderEliminar
  3. Com a evolução tecnológica os clientes tornaram-se mais informados e mais maduros. Isto acontece pois com esta evolução os clientes tiveram mais informação ao seu dispor o que lhes permite ser mais exigentes. Dada esta evolução os bancos tiveram de se adaptar a essa mudança e , para isso uma grande inovação que os bancos fizeram foi a criação da Internet Banking. O numero de utilizadores tem vindo a aumentar nao só porque a população em geral tem vindo a usar cada vez mais a Internet mas também pelo facto das pessoas terem cada vez menos tempo para se dirigirem a um balcão para tratarem dos seus assuntos bancários. Este serviço é gratuito e muito útil para os clientes pois permite-lhes ter acesso a todos os dados da sua conta bancária e também permite efetuar diversas operações tais como transferências, pagamentos, entre outras. Este serviço é, portanto favorável para os clientes mas, é também favorável para o banco pois permite a redução dos custos operacionais, por exemplo.

    ResponderEliminar
  4. Devido a melhoria das condições de acesso á Internet e evolução da mesma nos últimos anos ficou mais fácil efetuar pagamentos, sejam eles urgentes ou não, consultar saldo, efetuar transferências quer nacionais quer internacionais (com acréscimo da comissão nas trans. inter).
    O Internet Banking está disponível 24 horas por dia, todos os dias, onde você estiver, em qualquer lugar do mundo pode usufruir. Também permite o acesso de deficientes portadores de necessidades visuais. E tudo isto é feito muito facilmente, sem sair de casa ou até mesmo com uma tecnologia móvel avançada. E se há uns anos atrás alguns bancos se arriscavam a oferecer serviços bancários através da Web, hoje milhões de usuários no mundo todo transformaram o Internet banking numa das aplicações de maior sucesso no universo do comércio eletrônico. Dois de alguns fatores que influenciam o grau de investimento de um banco nos serviços on-line pela Web são: redução dos custos operacionais e orientação de mercado dos serviços oferecidos. Então assim os bancos passaram a conseguir oferecer melhores condições aos seus clientes.

    Márcio Tiago 3819 2G23

    ResponderEliminar
  5. Nos dias de hoje as pessoas procuram satisfazer as suas necessidades, e com a evolução tecnológica a que temos assistido durante estes anos tornou-se mais fácil para as pessoas satisfazerem as suas necessidades. Na área da banca, esta evolução tecnológica não passou ao lado, portanto os bancos para satisfazer mais os clientes criaram Internet Banking de modo a proporcionar as pessoas um serviço mais especializado e mais informativo 24h por dia durante todo o ano, não obrigando o cliente a deslocações ao banco para operações simples e praticas.
    Do lado dos clientes é muito importante a Internet Banking pois possibilitou as pessoas conhecerem melhor os produtos do seu banco através da internet e possibilitou ao cliente conseguir compara preços dos produtos de banco para banco.

    ResponderEliminar
  6. Devido ao avanço tecnológico os bancos começaram a optar pela Internet Banking. Os bancos, através da Internet Banking, hoje em dia disponibilizam aos seus clientes acesso à sua conta 24h por dia, possibilidade de realização da generalidade de operações bancárias, por norma o acesso é gratuito, entre outras.
    Para os clientes este acesso à Internet Banking é vantajoso, pois podem resolver determinados problemas sem sair de casa, existem clientes, que por exemplo, devido ao seu horário de trabalho torna-se impossível dirigir-se a uma agência para realizar determinada tarefa, e com a Internet Banking isso deixa de ser um problema.
    Esta disponibilidade da utilização da Internet Banking é bastante vantajosa para o cliente.

    Sara Quelhas; G23; 3823

    ResponderEliminar
  7. Começando por responder a questão deste tema, sim, eu utilizo o internet banking e existe inúmeras razões para se o fazer. Falando no porque desta aumento exponencial da utilização do internet banking podemos referir o quanto os avanços tecnológicos nos últimos anos têm mudado a interação do cliente com a área bancária levando cada vez mais a clientes instruídos e menos dependentes do atendimento em balcão. A razão pela qual se verifica uma maior utilização pela geração mais nova, é o facto de as pessoas mais idosas não estarem tão recetivas a estes meios mais sofisticados, preferindo o atendimento em balcão e a então os clientes mais novos já possuem um contacto com a tecnologia de uma idade mais precoce. Isto combinado com a facilidade comodidade que o internet banking oferece ao cliente leva ao crescimento que presenciamos, não pondo de parte os custos operacionais mais baixos que os bancos têm com esta forma de interação.

    ResponderEliminar