sábado, 8 de novembro de 2014

Ficha de Informação Normalizada

A Ficha de Informação Normalizada europeia em matéria de crédito a consumidores (FIN) é um documento que as instituições devem disponibilizar aos clientes na apresentação de uma proposta de crédito ou previamente à celebração do contrato, que resume as principais caraterísticas do contrato e os compromissos que o cliente vai assumir.


Há quatro modelos de FIN (Instrução do Banco de Portugal n.º 12/2013) em função do tipo de crédito e da forma com se processa a sua celebração. Para continuar a ler clicar aqui.

2 comentários:

  1. A Ficha de Informação Normalizada (FIN ) é um documento transversal a nível europeu que é dado pelas instituições aos seus clientes quando é feita a apresentação de um produto. Esta resume os compromissos que o cliente e a instituição vão assumir. A FIN deve conter informações tais como elementos de identificação, características do produto, custos do produto, prazos, entre outras informações. O Cliente ao ter a fin em sua posse não pode, mais tarde, dizer que não sabia quais as características do produto contratado. Assim, o banco ao fornecer a mesma está a salvaguardar-se. Para o cliente, este tem vantagens como ficar a conhecer melhor o produto que pretende adquirir e tem um termo de comparação com outros bancos.

    ResponderEliminar
  2. A Ficha de Informação Normalizada (FIN) é um documento que os bancos devem de fornecer aos clientes quando em contratação de produtos, isto é, sempre que um produto é solicitado por um cliente, o dever do bancário é disponibilizar a FIN ao cliente em ordem a que este possua de forma completa todas as informações sobre o produto que está interessado. A FIN é então algo vantajoso para ambas as partes, tanto para o banco como para o cliente. Para o banco é uma forma de se salvaguardar para futuros problemas já que ao possuir a FIN, o cliente assina em como a tem a em posse e assim mais tarde não pode alegar que desconhecia algum ponto do produto. Por outro lado, para o cliente, permite ter uma forma clara de comparar produtos de diferentes bancos e assim poder escolher o melhor para o seu dinheiro. A Ficha de Informação Normalizada é então um documento importante para o negócio bancário, permitindo transparência e segurança nos produtos.

    Ricardo Araújo 2G23

    ResponderEliminar