domingo, 11 de janeiro de 2015

Briefing

Briefing é o processo utilizado para transmitir informações relevantes aos colaboradores como, por exemplo alterações de objetivos, modos de atuação ou procedimentos,  Corresponde à passagem da informação certa  para a(s) pessoas certa(s), na altura certa e com custos reduzidos. Estas reuniões não devem ultrapassar os 20 minutos.

5 comentários:

  1. O briefing é uma peça fundamental para a elaboração de uma proposta de pesquisa de mercado. É um elemento chave para o planeamento de todas as etapas da pesquisa de acordo com as necessidades do cliente.

    Existem diversos modelos de briefing. Na verdade, cada agência ou empresa possui o modelo que melhor encaixa de acordo com seu modelo de negócios e estrutura interna. Existem alguns itens que podem compor um briefing.

    1) Histórico: Aqui é importante que o cliente conte uma história a respeito de seu mercado (o que vem acontecendo com ele), da marca, da empresa, ou outras informações relevantes que nos ajudem a compor um cenário.

    2) O Problema de Marketing: Este item pode até vir dentro do anterior ou não, mas é muito importante. O histórico deve desembocar no problema que o cliente está enfrentado no momento, e que é o pano de fundo para a necessidade que ele identificou para a condução da pesquisa. Em outras palavras, é o que ele espera ver resolvido depois da pesquisa.

    3) Objetivo(s) da Pesquisa: Deve ser uma descrição sucinta e estar relacionado com o problema anteriormente definido.Aqui são apontados aos tópicos que a pesquisa deve cumprir.
    Daniel Pontes nº3813 2G23

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  2. O briefing é fundamental para todos os colaboradores estarem informados sobre os objetivos que são propostos e se estão a ser cumpridos, se isso não estiver a acontecer delinearem estratégias para conseguirem cumprir os objetivos. A maneira de interagir ou procedimentos que devem ter com cada cliente. Falarem sobre estratégias para um melhor funcionamento da agência.
    Os modelos de briefing variam de empresa para empresa ou de agência para agência consoante o seu modelo de negócio e estrutura interna. Estas reuniões devem ser curtas(máximo 20 minutos) e ser definido um plano para alcançar melhorias.
    Diogo Morgado Nº3814 2G23

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Esta reunião serve como que um update de informação para os colaboradores de qualquer empresa que as faça, servem também como reuniões se ponto de situação, para informar os bancários, neste caso, o que devem manter e o que devem melhorar para que os objetivos da empresa sejam cumpridos.
    Esta desempenha um papel fundamental, pois permite uma adequação das necessidades da empresa, isto se for feita com regularidade.

    Ana Parada 3808 G23

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  5. Briefing é uma palavra inglesa que em bom português significa RESUMO, ou seja, não é mais do que uma seleção dos pontos fundamentais para perceber/avaliar a situação de uma marca, empresa ou banco. Existem diversos modelos de briefing, mas não existe um modelo pronto, cada agência ou empresa possui o seu próprio que melhor se adapta às suas necessidades.
    Para a realização de um briefing completo é preciso ter sempre em conta o histórico da empresa, a sua situação atual, os seus objetivos, a sua visão, o plano da ação, o público alvo, as áreas geográficas, a análise SWOT, os prazos e os custos.
    "Um bom briefing deve ser tão curto quanto possível mas tão longo quanto necessário."

    Sofia Azevedo
    2º F23

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