sábado, 22 de novembro de 2014

O que é Certificado energético?


É um documento que avalia a eficácia energética de um imóvel numa escala de A+ (muito eficiente) a F (pouco eficiente), emitido por técnicos autorizados pela ADENE. Contém informação sobre as características de consumo energético relativas a climatização e águas quentes sanitárias. Indica medidas de melhoria para reduzir o consumo, como a instalação de vidros duplos ou o reforço do isolamento, entre outras. O documento é válido por 10 anos.

Para continuar a ler clicar aqui.

4 comentários:

  1. A venda ou arrendamento implica que a casa possua a existência de um certificado energético. o certificado energético é classificado em oito categorias de A+ a G, sendo “A+” muito eficiente e “G” pouco eficiente No fundo pretende-se avaliar da eficácia energética de uma habitação e dar conta disso a quem a compra ou arrenda.
    Para poder requerer o certificado energético, é necessário os seguintes documentos: plantas do imóvel, caderneta predial, registo da conservatória predial, sendo que a validade de um certificado energético é de 10 anos.

    Helena Costa
    2ºF23

    ResponderEliminar
  2. Sempre que alguém quer vender ou arrendar uma casa implica a existência de um certificado energético, desde que foi criado em 2010. Agora, é obrigatório ter o certificado energético no anuncio de venda ou arrendamento com isso a DENE - Agência para a Energia pretende alargar a avaliação ao estado energético dos edifícios construídos no País, obedecendo à transposição das diretivas comunitárias do domínio da poupança energética.
    As taxas de emissão dos certificados variam entre €35 (para TO e T1) e €950, no caso de edifícios de comércio e serviços com áreas superiores a 5 mil metros quadrados.
    Catarina Castro 2º f23

    ResponderEliminar
  3. O Certificado Energético é um documento que contém informação acerca das características de consumo energético de um determinado imóvel.
    A venda ou o arrendamento de uma casa, é obrigatório, a existência de um certificado energético,agora também, é obrigatória nos anúncios.
    Este Certificado Energético contém indicação de características construtivas do imóvel, como a constituição das suas envolventes, dos equipamentos associados à Climatização e à produção de Águas Quentes Sanitárias.
    Este documento tem como objetivo a avaliação e eficácia energética de um imóvel numa escala de A+ (muito eficiente) a F (pouco eficiente).

    Sara Quelhas; G23; 3823

    ResponderEliminar
  4. O certificado energético é um documento emitido no âmbito do SCE (Sistema Nacional de Certificação Energética e Qualidade do Ar Interior dos Edifícios) que comprova o desempenho energético do imóvel. A escala vai desde o A+(escalão máximo) até ao G (escalão mínimo). Não é só a venda ou arrendamento do imóvel que implicam a existência de uma certificação energética mas sim o próprio anúncio. A informação que este certificado comprova é importante pois é um elemento de identificação de quais as medidas a adotar para melhorar o desempenho energético do imóvel e permite aos proprietários detetarem formas de reduzirem o nível da fatura energética. A classe energética do imóvel é calculada com base nas características do imóvel como a localização, o ano de construção, de que tipo de imóvel se trata, o piso, a área, etc. Para se ter acesso a este certificado são necessários documentos como a cópia da planta do imóvel, caderneta predial urbana, certidão de registo na conservatória e ficha técnica da habitação. Este documento é válido por 10 anos e tem de ser apresentado no momento da celebração do contrato de compra e venda, locação financeira ou arrendamento. A não existência deste documento pode originar multas muito elevadas e tem também como objetivo o incentivo à utilização de fontes de energia renováveis.

    ResponderEliminar