sábado, 29 de novembro de 2014

Katie Melua - Nine Million Bicycles


A responsabilidade da escolha estava cometida ao Ricardo ou à Vanessa Reis. Como não me indicaram a opção a escolha é minha.  Para ouvir clicar aqui.
Esta semana estão dispensados de comentários.

Regras de Crédito à habitação

Comprar uma casa implica, na maioria das vezes, a contratação de um crédito à habitação junto de um banco. Conhecer  as regras de contratar,  reembolsar e renegociar o crédito à habitação é, pois, de grande utilidade. Coloquei na Pasta Conteúdos da Alternaciaonline uma Brochura que vos convido a ler.

sábado, 22 de novembro de 2014

Am I Wrong - Nico & Vinz




A escolha foi da Ana Parada. Para ouvir (ver) clicar aqui.

Comprar ou arrendar?


Quanto custa comprar uma casa e mantê-la? E arrendar? São as questões que deve colocar antes de tomar uma decisão sobre onde vai viver. Ter casa própria é a ambição de muitos, mas dado o contexto, está ao alcance de poucos. Exige um elevado esforço financeiro logo à partida, fruto da política restritiva de crédito por parte da banca. Mas o custo pode ser inferior ao do arrendamento.

Para continuar a ler o artigo do Jornal de Negócios clicar aqui. 

O que é Certificado energético?


É um documento que avalia a eficácia energética de um imóvel numa escala de A+ (muito eficiente) a F (pouco eficiente), emitido por técnicos autorizados pela ADENE. Contém informação sobre as características de consumo energético relativas a climatização e águas quentes sanitárias. Indica medidas de melhoria para reduzir o consumo, como a instalação de vidros duplos ou o reforço do isolamento, entre outras. O documento é válido por 10 anos.

Para continuar a ler clicar aqui.

CRÉDITO HABITAÇÃO T30

Se quer financiar a compra de casa e pagar menos mensalmente, com o crédito habitação T30 deixe até 30% do capital para pagamento apenas no final do contrato.

Para ter mais informação sobre a proposta da CGD clicar aqui.

Crédito Prestação Indexada

  • Prestações com amortização de capital desde o início do empréstimo;
  • Finalidades: aquisição, construção e obras;
  • Prazos até 40 anos, com o limite de 70 anos de idade de todos os proponentes;
  • Montante de Financiamento até 80% do valor de avaliação do imóvel.
Veja a proposta do Millennium Bcp aqui.

Crédito à habitação passo a passo

O NOVO BANCO, após a análise da proposta, envia uma carta a comunicar a sua decisão comercial.
Caso a decisão consista numa recusa, o processo é encerrado. Para continuar a ler clicar aqui.

sábado, 15 de novembro de 2014

Xutos e Pontapés - A minha casinha

As saudades que eu já tinha
Da minha alegre casinha
Tão modesta quanto eu.
Meu deus como é bom morar
Modesto primeiro andar
A contar vindo do céu.
A escolha devia ter sido da Ana Parada. Como não chegou até à data assumi a difícil responsabilidade de a substituir. Crédito à habitação liga com casinha e, assim sendo, não hesitei. Para ouvir (e ver) clicar aqui. Para a semana a escolha da música será feita pela Vanessa Reis, pelo Ricardo Araújo ou pela Ana Parada.  A primeira sugestão a ser recebida (email gestorcliente14@gmail.com) será a escolhida. 

LTV ( F/G)

Loan-To-Value (LTV) é um rácio financeiro que relaciona o montante de um empréstimo com o valor da garantia prestada. Geralmente, é usado em empréstimos imobiliários, relacionando o valor da hipoteca com o valor do imóvel dado como garantia.
O LTV é um dos factores de risco mais importantes que um credor pode utilizar para determinar o risco de um empréstimo. O LTV relaciona-se com o risco de incumprimento, visto que quanto mais equity o devedor tiver no negócio, maior o seu esforço para não entrar em incumprimento, uma vez que maiores serão as suas perdas. O LTV influencia também a recuperação do crédito no caso de incumprimento, pois a equity do devedor funciona como uma margem de segurança para o credor. Para continuar a ler clicar aqui.

Licenciamento de fogos e edifícios em Portugal

Evolução mensal do número de fogos licenciados em Portugal entre Janeiro de 2007 e Fevereiro de 2014. Para saber mais clicar aqui.

E você já tem Internet Banking?

Segundo a Marktest, em 2003 apenas 11,8% dos clientes bancários utilizava o serviço de banca pela internet banking. Volvidos 11 anos, os dados mais recentes relativos ao ano de 2014, até setembro, revelam que a taxa de utilização entre maiores de 15 anos com conta bancária é de 34,5% o que representa cerca de 2,5 milhões de pessoas. A taxa de utilizadores tem vindo assim a aumentar progressivamente, a um ritmo moderado ao longo dos anos.
Segundo a Marktest esta taxa “esconde” grandes assimetrias por sexo (taxas maiores nos homens), idade e estrato social.  Por exemplo, os clientes bancários entre os 25 e os 34 anos têm uma taxa de utilização de 60,5%, taxa essa que é cerca de 6 vezes superior à dos maiores de 64 anos. Por estrato social, são os mais abastados a registar as taxas mais elevadas, chegando aos 2/3 entre a classe alta.
Esta informação foi recolhida pelo estudo Basef Banca da Marktest.

Crédito à habitação

Defendemos que cada caso é um caso, por isso disponibilizamos para si um crédito à sua medida em que poderá escolher a modalidade de prestação e de taxa de juro, fixa ou variável, que melhor se ajusta às suas necessidades, o prazo, a possibilidade de usufruir de um período de carência inicial ou mesmo, com toda a flexibilidade, definir um valor que pretenda amortizar somente no termo do prazo contratado.
para saber mais clicar aqui.

Seguro de emprego e baixa médica

Adesão 1
Podem aderir ao Seguro de Desemprego e Baixa Médica os clientes de Crédito Habitação que reúnam os seguintes requisitos:
  • Ter idade entre os 18 e os 64 anos;
  • Desenvolver uma atividade profissional, há pelo menos 12 meses consecutivos, sem ter conhecimento de um possível desemprego;
  • Ter conhecimento de que estão excluídas todas as patologias diagnosticadas, pré-existentes à data de adesão a este seguro, e toda e qualquer patologia futura com relação direta ou indireta com as mesmas;
  • Não se encontrar em situação de reforma ou pré-reforma;
  • Possuir residência permanente em Portugal;
  • Ter vínculo laboral em Portugal;
  • No caso de trabalhador por conta própria, estar inscrito na Segurança Social.
  • Para continuar a ler clicar aqui.

Documentos necessários à formalização do empréstimo

O processo de financiamento da sua nova casa implica a apresentação de um conjunto de documentos ao Banco. Nem todos são solicitados no momento em que inicia o seu pedido de crédito, existindo uns que são necessários na fase de formalização do empréstimo e outros na fase de preparação da escritura.Vejamos então com mais detalhe aqui.

sábado, 8 de novembro de 2014

Miley Cyrus - Wrecking Ball




Vamos ver (ouvindo)? Clicar aqui.

Bancos reduzem prejuízos


O sector financeiro português está a dar sinais de recuperação. Depois dos testes de stress do BCE, que demonstraram a resiliência face a cenários económicos catastróficos, BPI, BCP e CGD conseguiram reduzir em 651 milhões de euros os prejuízos acumulados nos primeiros nove meses do ano. Para continuar a ler clicar aqui.

Taxa de esfoço

A taxa de esforço é um indicador que traduz o peso dos empréstimos nos rendimentos do agregado. A taxa de esforço é a relação entre o montante das prestações de crédito e o rendimento disponível do agregado familiar. É a parte do rendimento de um agregado familiar ou de um particular que é utilizada para o pagamento dos seus empréstimos e que permite verificar se as despesas e encargos mensais estão de acordo com o rendimento líquido do agregado, evitando casos de sobreendividamento.
Para ler na íntegra clicar aqui.

Ficha de Informação Normalizada

A Ficha de Informação Normalizada europeia em matéria de crédito a consumidores (FIN) é um documento que as instituições devem disponibilizar aos clientes na apresentação de uma proposta de crédito ou previamente à celebração do contrato, que resume as principais caraterísticas do contrato e os compromissos que o cliente vai assumir.


Há quatro modelos de FIN (Instrução do Banco de Portugal n.º 12/2013) em função do tipo de crédito e da forma com se processa a sua celebração. Para continuar a ler clicar aqui.

Evolução de crédito ao consumo


"O aumento do crédito aos consumidores em 2013 foi transversal aos três tipos de crédito – pessoal, automóvel e revolving –, tendo sido particularmente evidente no crédito pessoal, cujo montante concedido aumentou 27,5%, face ao ano de 2012", refere o relatório. 

Para ler na íntegra clicar aqui.

Crédito ao consumo

O BPI propõe-lhe um crédito para financiar, em excelentes condições, cursos de Licenciatura, Pós-Graduação, Mestrados e Doutoramentos, em Portugal ou no Estrangeiro, para que não tenha que se preocupar com:
Webcare

Pagamento de Propinas;
Despesas com Computadores ou material informático;
Outras despesas de educação (viagens, estadias e material didáctico).

Para continuar a ler clicar aqui.

domingo, 2 de novembro de 2014

O rapaz de camisola verde

De mãos nos bolso e de olhar distante, 
Jeito de marinheiro ou de soldado, 
Era um rapaz de camisola verde, 
Negra madeixa ao vento, 
Boina maruja ao lado.

Para ouvir clicar aqui.

Banca já está a pagar menos de 2% pelos depósitos a prazo

Ainda que o rendimento seja baixo, a inflação a níveis historicamente baixos faz com que a maior parte dos depósitos a prazo tenha um rendimento real positivo. Talvez seja de utilidade saber porque é que os Bancos estão a remunerar com taxas mais baixas os Depósitos a Prazo... Pode clicar aqui.

Os testes de stress


A Associação Portuguesa de Bancos (APB) acaba de comentar os resultados dos testes de stress feitos pelo Banco Central Europeu ao BCP, BPI e CGD. A APB considera que "a avaliação feita aos bancos nacionais foi bastante positiva". Para saber mais clicar aqui.

A procrastinação

A procrastinação é uma disposição mental que leva a adiar e a evitar determinadas tarefas. Um estudante que adia a preparação de um teste ou um trabalhador que foge à execução de determinadas tarefas têm em comum a procrastinação. É um mal geral. Adia-se determinada tarefa e depois lamenta-se a ausência de tempo para a sua execução. É comum observar-se que as pessoas quem mais falta o "tempo" são as que mais dificuldade têm em estabelecer prioridades. A procrastinção não é preguiça, não é ócio. É ocupar o tempo com tarefas acessórias, negligenciando as importantes. É em resultado desta postura que na véspera de um importante compromisso se desata a fazer de forma acelerada o que deveria ser feito com calma, planeamento e rigor. O planeamento das nossas tarefas é, pois, essencial .
Pedro Rosário, professor e investigador na Universidade do Minho, em entrevista à TSF desenvolveu esta temática. Do que ouvi gostaria de partlhar convosco a seguinte explicação: " Se eu tenho determinado objectivo para conseguir, devo procurar elencar as as tarefas necessárias para a sua concretização, isto é, decompor os objectivos "distais" em objectivos"proximais". Porquê? Porque são mais próximos, tangíveis e assim poderei dar-lhes melhor seguimento...

O desconto comercial

O Desconto Comercial é um contrato em que o banco adquire a propriedade de uma Letra resultante da atividade comercial da sua empresa, adiantando-lhe o valor nominal do título, mediante a cobrança de juros e comissões. Para continuar a ler clicar aqui.

Cartões há muitos...


O cartão de crédito tem associado um limite máximo de crédito (plafond) previamente estabelecido. Quando o cartão é utilizado, o titular beneficia de um crédito concedido pela instituição de crédito. 

A data-limite para o pagamento do montante utilizado é acordada previamente, entre o cliente e a instituição de crédito. 
A modalidade de pagamento também é acordada entre as partes. Se o cliente optar pela modalidade de pagamento a 100%, paga a totalidade do montante em dívida até à data-limite e não fica sujeito ao pagamento de juros. Se o cliente optar por uma modalidade de pagamento parcial, são aplicados juros ao montante não pago. Para conhecer os cartões da Caixa Agrícola clicar aqui.